Preços de combustíveis mudaram mais de 100 vezes no 2º semestre

Só no segundo semestre deste ano, a Petrobras mudou os preços dos combustíveis mais de cem vezes. E uma das consequências dessa política foi que as distribuidoras e os donos de postos precisaram se adaptar a esse sobe e desce constante.

Virou um desafio encontrar alguém que saiba esses preços.

Repórter: Quanto está o litro da gasolina?
Consumidor: Esse que eu tô pondo? Preciso ver, porque sobe todo dia.

Está quase impossível acompanhar os movimentos para cima e para baixo do preço dos combustíveis. Desde que a Petrobras passou a vincular os reajustes ao mercado internacional, o valor muda em média, três vezes por semana.

Repórter: Não tem mais referência?
Consumidora: Não. Sem referência nenhuma.

Do dia 3 de julho até esta sexta-feira (22), os preços mudaram 116 vezes, de acordo com um levantamento feito pela própria Petrobras.

Antigamente, quando a gasolina subia, a gente costumava ver o funcionário do posto, o frentista, abrindo a bomba e mudando os números manualmente. Hoje já não pode ser feito mais assim. Tem lacre nas bombas. Elas não podem ser abertas. O preço do litro em um posto está R$ 4,29. Para fazer uma alteração nesse preço agora é tudo por computador.

O dono do posto tem todas as senhas, já passou por várias páginas e ele vai dar um comando. Ele vai passar para R$ 4,39 o litro. Vai dar o comando para que essa alteração ocorra na bomba. O frentista, no caso, pega um cartão, passa, tira a mangueira, e o preço que era R$ 4,29 já passou para R$ 4,39.

O presidente do Sincopetro explica qual a referência que as distribuidoras estão adotando para reajustar os preços.

“Subiu R$ 0,03 ela repassa, nós repassamos. Baixou R$ 0,03 ela repassa, nós repassamos. Então, nós estamos trabalhando praticamente com um gatilho, porque todo dia não tem como mexer”, afirma o presidente do Sincopetro, José Gouveia.

Um cliente tomou um susto: ficou sabendo que o preço tinha subido na hora de abastecer.

“Não sabia, tanto é que ele me falou: ‘Aumentou?’ Ele falou: ‘Eu também não sei’. Ainda não, aumentou ainda não, mas aí eu percebi aqui no total que deu os mesmos litros e deu R$ 212. Dava R$ 185, R$ 190”, conta o administrador Moacir de Abreu.

Pode preparar o bolso: a Petrobras já avisou que este sábado (23) o preço sobe de novo.

Fonte: Jornal Nacional