Quem somos

A Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis – BRASILCOM foi homologada em 18 de abril de 2016 e está sediada no Rio de Janeiro.

A entidade reúne oito sindicatos filiados: SINDIMINAS (MG), SINDISUL
 (RS), SINDESC
(SC), SICOMPAR
(PR), SINDIGOIAS
 (GO), SIDICOESP (SP), SINDIMAT (MT) e SINDIPE (PE) e representa as categorias econômicas pertencentes ao comércio atacadista de distribuição de combustíveis, gás natural e biocombustíveis, em todo território nacional. Os sindicatos agregam atualmente mais de 40 distribuidoras regionais de combustíveis instaladas em quase todos os estados brasileiros, suprindo uma demanda de mercado não atendida por empresas nacionais.

Desde os anos de 1990 as distribuidoras regionais de combustíveis se organizaram em uma associação que lutou pelo regime de livre concorrência no mercado de distribuição de combustíveis. Isso viabilizou a existência dos pequenos revendedores e melhorou a condição do consumidor, pois nos estados onde há distribuidoras regionais atuando, há mais competitividade de preços dos combustíveis. A associação dessas distribuidoras propiciou a criação dos sindicatos e da Federação BRASILCOM, já que não havia no Brasil uma entidade que os representasse.

A entidade tem lutas históricas em defesa do setor e do consumidor brasileiro como a desregulamentação, a revogação dos dispositivos legais que proibiam que o posto revendedor pudesse comprar livremente de qualquer distribuidora; o estabelecimento da Petrobras como única substituta tributária para o recolhimento do ICMS; a mudança da sistemática de repasse ao produtor do subsídio do álcool; a liberação dos preços de combustíveis; a desequalização gradativa do preço do óleo diese; e com a criação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que propiciou uma organização independente para o setor, a BRASILCOM foi a propositora da implantação do modelo de leilão para o biodiesel e colabora ativamente com a agência.